Índia considera como “infeliz” decisão do Paquistão de suspender diálogo

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 11h39

Nova Délhi, 23 ago (EFE).- O governo da Índia classificou neste domingo como “infeliz” a decisão do Paquistão de suspender os diálogos bilaterais entre responsáveis de Segurança Nacional dos dois países que deveriam ocorrer hoje e amanhã.

“É infeliz que o Paquistão tenha suspendido as conversas. A Índia queria a manutenção do diálogo”, disse hoje a jornalistas o ministro do Interior da Índia, Rajanth Singh.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Vikas Swarup, deu declarações semelhantes do Twitter. Além de também considerar como “infeliz” a decisão paquistanesa, disse através do Twitter que a Índia “não impôs nenhuma pré-condição para o diálogo”.

O governo do Paquistão anunciou ontem a suspensão da reunião de assessores de segurança ao considerar que a Índia tinha estabelecido condições prévias que não podem ser aceitas pelo país.

“Chegamos à conclusão que as conversas propostas em nível de Segurança Nacional não servem a nenhum propósito se ocorrerem sobre a base das duas condições estabelecidas pela Índia”, indicou o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão em comunicado.

A chanceler da Índia, Sushma Swaraj, tinha indicado ontem que seu país estava disposta a discutir apenas o terrorismo, excluindo de forma direta o tema da Caxemira. Além disso, ela criticou a reunião do assessor de Segurança do Paquistão, Sartaj Aziz, com representantes separatistas da região durante visita a Nova Délhi.

Os governos dos primeiros-ministros do Paquistão, Nawaz Sharif, e da Índia, Narendra Modi, realizaram em fevereiro um encontro com representantes diplomáticos de alto nível, mas ainda não houve um encontro dos responsáveis pela segurança dos dois países desde que ambos assumiram o poder no ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.