Índia se prepara para chegada do ciclone Hudhud

  • Por Agencia EFE
  • 11/10/2014 05h53

Nova Délhi, 11 out (EFE).- O governo indiano acelerou neste sábado a evacuação de cerca de 450 mil pessoas e providenciou medidas de contenção para resistir à chegada do ciclone Hudhud, que afetará principalmente o leste da Índia no domingo.

Segundo o departamento de meteorologia indiano, o Hudhud “é um ciclone muito severo” que se tornará “extraordinário” no domingopor volta de meio-dia (horário local), segundo os veículos de comunicação locais “The Hindu” e “NDTV”.

O ciclone passará com mais força sobre todos os distritos de Visakhapatnam, Vizianagaram e Srikakulam no litoral norte do estado de Andhra Pradesh e em algumas zonas no sul do estado de Orissa, de acordo com as autoridades locais.

Em Visakhapatnam, um dos distritos mais afetados, foram disponibilizados 125 abrigos e é esperado que em 52 dos povoados pesqueiros mais afetados evacuem cerca de 35 mil pessoas.

As autoridades regionais solicitaram às embarcações pesqueiras que não entrem no mar nos próximos dias, enquanto o Exército e a força nacional de contenção de desastres começou a atuar nas zonas com maior risco para minimizar danos e evitar saques e roubos.

Há um ano, a passagem do ciclone Phailin por Orissa e em menor escala por Andhra Pradesh causou 23 mortes e as fortes chuvas provocaram inundações que forçaram as autoridades a evacuar milhares de pessoas. O número de mortes nesse ciclone lembrou os 10 mil mortos em um fenômeno meteorológico similar em 1999. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.