Índia testa com sucesso míssil terra-ar Akash com capacidade nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Nova Délhi, 2 mai (EFE).- A Força Aérea da Índia realizou nesta sexta-feira com sucesso um teste do míssil terra-ar Akash, com capacidade nuclear, desde uma base militar no estado oriental de Orissa, informaram fontes do exército.

O teste aconteceu depois que ontem foi feito, também com sucesso, outro lançamento desse míssil, dentro dos ensaios que o centro militar de Chandipur realiza periodicamente, segundo as fontes, citadas pela agência local “PTI”.

Esses mísseis têm alcance de 27 quilômetros e podem chegar os 15 quilômetros de altura, pesam 700 quilos e são desenhados para levar até 60 quilos de cabeças explosivas, com capacidade para ser lançados em bases fixas e móveis contra vários alvos aéreos.

Outros dois Akash foram lançados com sucesso no dia 26 de abril, dentro dos testes desenvolvidos pela Organização para a Pesquisa e o Desenvolvimento de Defesa (DRDO) do país, que atua desde 1990 em Chandipur na produção de mísseis.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com o vizinho Paquistão, que também possui armas nucleares e é seu principal rival no subcontinente indiano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.