Inundações no norte da Malásia deixam 119 fora de casa

  • Por Agencia EFE
  • 26/12/2014 09h48

Bangcoc, 26 dez (EFE).- As inundações causadas pelas chuvas da temporada de monções que atingem os estados do norte da Malásia já deixaram mais de 119 mil evacuados no país e levaram o primeiro-ministro, Najib Razak, a encurtar sua viagem aos Estados Unidos.

Os estados mais afetados são os de Kelantan, com 45.467 evacuados; Terengganu, com 34.884; e Pahang, com 32.380, segundo dados oficiais.

Um porta-voz do governo anunciou que o primeiro-ministro visitará Kelantan amanhã.

“Embora não estivesse no país, estive em contato constante com o Conselho Nacional de Segurança e o Comitê Nacional de Gestão e Assistência em Desastres, que me garantiram que estão fazendo todo o possível para ajudar os desabrigados”, disse Najib em comunicado.

“No entanto, quero ver a situação em pessoa e estar com meu povo”, acrescentou o líder.

Uma foto de Najib jogando golfe nos Estados Unidos enquanto o país sofre graves inundações provocou hoje várias críticas nas redes sociais do país.

A chuva intensa que cai no norte do país há mais de uma semana ultrapassaram todas as previsões nos estados de Kelantan, Terengganu e Pahang, no litoral nordeste.

Entre os evacuados estão 80 turistas que ficaram presos em um complexo turístico do parque nacional de Taman Negasse, em Pahang, por causa da cheia do rio e que foram resgatados com embarcações e helicópteros.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.