Irã colabora com os EUA no Iraque, segundo fontes diplomáticas em Teerã

  • Por Agencia EFE
  • 05/09/2014 13h27

Teerã, 5 set (EFE).- O Irã está colaborando com os Estados Unidos na luta contra os islamitas do Estado Islâmico (EI) no Iraque, embora oficicalmente não reconheça, asseguraram à Agência Efe várias fontes diplomáticas em Teerã.

“O Irã está cooperando em nível tático com os Estados Unidos e com a Alemanha, que têm conselheiros no terreno no Iraque”, disseram as fontes, que pediram para não ser identificadas.

“É algo que vem ocorrendo há algum tempo, embora não reconheçam abertamente”, acrescentou outra fonte diplomática, que também pediu anonimato.

Esta colaboração está sendo realizada com a autorização da máxima autoridade do país, o líder supremo aiatolá Ali Khamenei, segundo assegurou hoje a rede de televisão “BBC” Persa, que é transmitida desde Londres e está proibida no Irã, apesar de muitos iranianos acompanharem através de satélites ilegais.

Nesta semana foi divulgada no Irã uma foto do comandante da força Al Quds (a unidade de elite dos Guardiães da Revolução), Qasem Suleimani, na cidade iraquiana de Amerli, no norte do Iraque, pouco depois que esta foi libertada das mãos das forças do EI.

A imagem foi divulgada após as críticas públicas a Suleimani por não ter comparecido perante a poderosa Assembleia de Analistas, que realizou nesta semana sua reunião anual mais importante e à qual estava convidado para explicar aos clérigos a situação no Iraque.

Dada a sensibilidade iraniana perante qualquer tipo de contato com os EUA, considerado o inimigo e com o qual não mantém relações diplomáticas desde a crise dos reféns depois da Revolução Islâmica de 1979, a postura oficial é a de negar queesteja trabalhando conjuntamente com Washington no Iraque.

De fato, o presidente iraniano, Hassan Rohani, descartou em entrevista coletiva nesta semana que seu país esteja “colaborando ou coordenando com os EUA” de nenhuma forma a luta contra o EI, que tomou o controle de amplas zonas nesse país e na Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.