Com isolamento, atenção com idosos precisa ser redobrada, dizem especialistas
Cerca de 30% dos idosos brasileiros não cumprem medidas de isolamento pelo coronavírus, revela pesquisa. O levantamento do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental mapeou duas mil pessoas com mais de 60 anos; grupo de risco da pandemia do coronavírus, explica o diretor do IPRC Brasil, Renato Santos.
“Para eles não se sentirem isolados, realmente se oferecer pra ajudar comprar remédio, comida. Então se a gente como sociedade não der uma atenção para os idosos, a tendência é eles saírem mais para as ruas e piorarem mais toda a situação.”
O médico geriatra e fundador do Instituto Horas da Vida, João Ribeiro, também ressalta o cuidado especial com as pessoas acima de 60 anos e avalia que a telemedicina, pode evitar os deslocamentos desnecessários.
” A gente pode utilizar também para manter o contato com esses pacientes pro controle das outras doença crônicas, controle do diabetes, hipertensão, para que a gente possa manter esse contato, controlar doenças do paciente para que ele evite procurar um pronto socorro, em especial em um momento de pandemia, de gravidade que ele pode acabar se contaminando.”
Uma das grandes preocupações do setor médicos são as casas de repouso espalhadas pelo Brasil. O Ministério Público de São Paulo monitora a estrutura de isolamento nos asilos da capital paulista e também
estruturas privadas; com dados de duas mortes confirmadas e quatro suspeitas por coronavírus.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
Assuntos
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 semana
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 3 semanas