Japão ampliará missões diplomáticas no Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 04h18

Tóquio, 31 ago (EFE).- O governo do Japão decidiu ampliar suas representações diplomáticas em Brasil, Índia, Filipinas e Camboja, assim como estabelecer novas embaixadas em Ilhas Maurício, Macedônia, Samoa e Albânia, segundo uma minuta de orçamento aprovado nesta segunda-feira.

Esta medida vai representar um aumento orçamentário de 756,8 bilhões de ienes (US$ 6,281 bilhões) na verba do Ministério das Relações Exteriores para 2016, e se integra na estratégia do Executivo japonês de aumentar sua influência no exterior.

“Queremos contar com um corpo diplomático que forneça uma perspectiva panorâmica em nível global”, assinalou neste sentido o ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, ao apresentar em entrevista coletiva a minuta orçamentária do Ministério.

Em relação ao Brasil, o plano do Executivo japonês inclui a abertura de um novo consulado geral em Recife, onde o Japão já tem um escritório consular, e que se somaria às outras sete representações diplomáticas japonesas no país.

O Japão conta atualmente com 207 embaixadas e consulados gerais no mundo todo, um número abaixo de outras potências como Alemanha (226), China (250), França (252) e Estados Unidos (258). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.