Japão confirma quinto surto de gripe aviária no inverno
Proprietária de granja espera trabalhadores sanitários que desinfectam local em Taipei
Proprietária de granja em Taiwan espera desinfecção para gripe aviáriaO governo japonês confirmou nesta segunda-feira a detecção de uma cepa altamente patógena de gripe aviária em uma fazenda no sudeste do país, o que significa o quinto surto do vírus desde o início do inverno no Japão.
As autoridades de Saga, na ilha de Kyushu, anunciaram que o vírus pertence à cepa H5N8 e sacrificaram todas as aves das duas fazendas afetadas pelo surto na cidade de Arita, cerca de 73 mil, segundo informou nesta segunda-feira a agência japonesa “Kyodo”.
O governo local aplicará durante as próximas 72 horas as medidas de prevenção estabelecidas para evitar novos contágios, como a desinfecção em outras fazendas da região ou a proibição de transportar aves e ovos em um raio de três quilômetros em torno do local afetada.
Esse é o quinto surto de gripe aviária no Japão desde que começou o inverno. Os casos anteriores ocorreram nas prefeituras de Okayama (oeste), dois em Yamaguchi (sudoeste) e Miyazaki (oeste), todos com a detecção da cepa H5N8.
No último dos surtos, o de Okayama, foram sacrificadas 200 mil aves, enquanto os outros três obrigaram o sacrifício de mais de 80 mil.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.