Japão eleva alerta de erupção de vulcão próximo a Tóquio

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h25

(Acrescenta informações sobre ordem de evacuação e número de sismos).

Tóquio, 6 mai (EFE).- A Agência Meteorológica do Japão elevou nesta quarta-feira o alerta para a atividade vulcânica do Monte Hakone, a cerca de 80 quilômetros ao sudoeste de Tóquio, diante dos indícios de que poderia registrar uma pequena erupção.

O alerta, que possui cinco níveis, subiu do 1, que denota falta de atividade, ao 2, que aconselha não se aproximar da cratera nem das áreas anexas consideradas de risco, informou o órgão.

A agência destacou que o vulcão pode registrar uma pequena erupção que afetaria o vale de Owakudani, uma conhecida região de balneários da cidade de Hakone, e advertiu também para o perigo de desprendimentos e da possibilidade de nuvens de cinzas emitidas pelo vulcão.

As autoridades de Hakone emitiram, além disso, uma ordem de evacuação em um raio de 300 metros ao redor de Owakudani. Também fecharam parcialmente uma estrada que leva à região e suspenderam uma parte do serviço teleférico, informou a agência “Kyodo”.

Desde 26 de abril a atividade sísmica aumentou em toda a região em torno do Monte Hakone, área muito popular para o turismo de balneário e o montanhismo.

Na terça-feira o número de terremotos vulcânicos subiu para 116, o mais alto registrado em um único dia, indicou a agência.

Todos os tremores se originaram na área de Owakudani, que ontem registrou um aumento dos gases emitidos nas fendas exteriores do vulcão, indicativos, segundo a Agência Meteorológica, de um possível aumento da atividade vulcânica.

O órgão começou a informar de maneira mais meticulosa sobre qualquer mudança na atividade dos vulcões do país depois de a erupção do Monte Ontake, no centro do Japão, em setembro, provocar a morte de mais de 60 montanhistas que estavam aos seus pés no momento da erupção.

O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico, e possui 110 vulcões ativos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.