Astronautas a caminho da Lua estão ‘na metade do caminho’, informa Nasa

Tripulação da Artemis II deve realizar sobrevoo lunar na segunda-feira (6), marcando o retorno de voos tripulados ao entorno do satélite após mais de 50 anos

  • Por Jovem Pan*
  • 04/04/2026 07h53
  • BlueSky
Foto por NASA / NASA / AFP Esta captura de tela de uma transmissão ao vivo da NASA mostra (da esquerda para a direita) a astronauta da NASA e especialista da missão Artemis II, Christina Koch, o astronauta da NASA e piloto da Artemis II, Victor Glover, o astronauta da Agência Espacial Canadense e especialista da missão Artemis II, Jeremy Hansen, e o astronauta da NASA e comandante da Artemis II, Reid Wiseman, durante uma coletiva de imprensa enquanto viajam para a Lua na espaçonave Orion, em 3 de abril de 2026. Os quatro astronautas da Artemis ultrapassaram o ponto intermediário entre a Terra e a Lua a caminho de seu sobrevoo lunar planejado, disse a NASA na noite de sexta-feira. "Vocês estão agora mais perto da Lua do que de nós na Terra", disse o controle da missão aos astronautas por volta das 23h (04h GMT), de acordo com a transmissão ao vivo oficial da agência espacial. Os quatro astronautas da Artemis ultrapassaram o ponto intermediário entre a Terra e a Lua a caminho de seu sobrevoo lunar planejado. 

Os astronautas a bordo da nave Orion já estão “na metade do caminho” rumo à Lua, divulgou Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) no final da noite desta sexta-feira (3).

“No momento da publicação deste texto (às 23h da sexta, 3, em Brasília), a missão Artemis II está aproximadamente na metade do caminho até a Lua”, escreveu a agência em uma publicação no X.

“Quando os astronautas chegarem, irão realizar um sobrevoo lunar e coletar observações científicas da superfície da Lua”, detalhou. A previsão da agência é de que o sobrevoo aconteça na próxima segunda, 6.

O comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e os especialistas em missão Christina Koch e Jeremy Hansen decolaram rumo ao satélite natural da Terra na última quarta-feira (1º). A Artemis II é a primeira missão tripulada da Nasa ao astro em mais de 50 anos.

*Estadão Conteúdo

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.