Jihadistas e forças sírias disputam controle de aeroporto em Deir ez Zor

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2014 12h11

Beirute, 4 set (EFE).- As forças sírias travam nesta quinta-feira intensos combates com os jihadistas do Estado Islâmico (EI) para evitar a tomada do aeroporto militar de Deir ez Zor, situado no nordeste do país, disse à agência Efe o porta-voz do Conselho Militar rebelde da província de Deir ez Zor, Enmar al Turkmani.

De acordo com a fonte, o EI iniciou uma ofensiva há quatro dias com o objetivo de assumir o controle do aeroporto, uma das poucas posições dessa região que continua nas mãos das autoridades sírias.

Durante a jornada de hoje, aviões do Exército sírio realizaram cerca de 20 ataques nos arredores do aeroporto citado e em diversos bairros de Deir ez Zor, todos sob o domínio do EI.

As forças leais ao regime do presidente Bashar al Assad também colocaram uma série de minas nas imediações do aeroporto, medida viabilizada para impedir o avanço do EI.

A milícia radical tem em seu poder alguns postos de controle da região, principalmente após o avanço do EI pela província de Deir ez Zor em julho passado.

Neste aspecto, Turkmani ressaltou que os jihadistas que atualmente atacam o aeroporto de Deir ez Zor são, na realidade, antigos membros do Exército Livre Sírio (ELS) que juraram lealdade ao EI.

No último dia 24 de agosto, após intensos confrontos com soldados sírios, o EI tomou o aeroporto militar de Al Tabaqa, considerado o último bastião governamental na vizinha província de Al Raqqah.

Na ocasião, os aviões do Exército que estavam em Al Tabaqa foram transferidos pelos militares ao aeroporto de Deir ez Zor. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.