Judeus recebem chaves de igreja na Alemanha que se transformará em sinagoga

  • Por Agencia EFE
  • 02/11/2014 19h19

Berlim, 2 nov (EFE).- A comunidade judaica de Cottbus, cidade do leste da Alemanha cujo templo pegou fogo em 9 de novembro de 1938, durante o regime nazista, recebeu neste domingo as chaves da Igreja Schlosskirche, que se transformará em sua nova sinagoga.

Desta forma, Brandemburgo, o único dos 16 estados do país que não contava com uma sinagoga, fecha uma das feridas do Holocausto. A simbólica entrega do templo, levantado pelos huguenotes em 1714, aconteceu hoje, depois que em setembro a igreja realizou o último ofício religioso antes de ser descaracterizada, para retirar a cruz e os sinos do alto da torre principal.

O governo de Brandemburgo acertou em março pagar os 582 mil euros (R$ 1.804.378) para compra do edifício e agora se responsabilizará pelos custos anuais de manutenção. Em troca, a pequena comunidade judaica de Cottbus se compromete a que o edifício seja utilizado como sinagoga, pelo menos, durante 25 anos.

A Schlosskirche era utilizada desde 1974 para diferentes encontros ecumênicos e também para projetos e organizações com fins sociais.

A comunidade judaica de Cottbus, conforme explica seu site, foi criada em 1998 e conta com certa de 350 membros todos procedentes da antiga União Soviética. A comunidade anterior existiu até 1938, obrigada a fugir após a “Noite dos Cristais (“Kristallnacht”) na qual centenas de sinagogas foram incendiadas na Alemanha nazista.

Atualmente, sob o guarda-chuva do Conselho Central dos Judeus na Alemanha se agrupam 108 comunidades, com, aproximadamente, 101.300 membros. Segundo números deste conselho, no começo dos anos 30 havia em território alemão cerca de 2.800 sinagogas e centros de oração. Na noite de 9 de novembro de 1938 e durante os dias seguinte, foram destruídos mais de 1.400 desses templos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.