Juncker apresenta hoje nova Comissão Europeia

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2014 02h06

Bruxelas, 10 set (EFE).- O presidente eleito da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, revela nesta quarta-feira a organização do novo Executivo comunitário.

O elenco da CE que será liderado pelo luxemburguês foi alvo de várias especulações nas últimas semanas.

Juncker teve na semana passada uma intensa rodada de encontros com os 27 candidatos propostos pelos Estados-membros para comprovar sua idoneidade para os cargos e seu espírito europeu, e imediatamente depois comunicou a lista de futuros comissários ao Conselho da UE, que deu sinal verde para a formação da equipe na sexta-feira.

A Comissão proposta por Juncker tem maioria conservadora e é formada por 19 homens e nove mulheres, o mesmo número de candidatas que na gestão de José Manuel Durão Barroso (2010-2014).

Assim que o organograma da CE para os próximos cinco anos for divulgado, os candidatos passarão pelo escrutínio do PE e deverão ser aprovados em uma votação em bloco na sessão plenária de outubro da Eurocâmara.

13 dos 27 aspirantes a são do Partido Popular Europeu, oito das fileiras socialistas, cinco da Aliança dos Liberais e Democratas Europeus e um da Aliança de Conservadores e Reformistas Europeus, Jonathan Hill, até agora líder do grupo conservador na Câmara dos Lordes.

A CE de Juncker também contará com quatro ex-primeiros- ministros: o finlandês Jyrki Katainen, o estoniano Andrus Ansip, o letão Valdis Dombrovskis e a eslovena Alenka Bratusek, e com uma vice-primeira-ministra, a polonesa Elzbieta Bienkowska, também ministra de Infraestruturas e Desenvolvimento Regional.

No próximo colegiado de comissários haverá também eurodeputados atuais, como a belga Marianne Thyssen, o cipriota Christos Stylianides e a polonesa Corina Cretu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.