Justiça paquistanesa põe em liberdade 8 dos 10 acusados do ataque à Malala

  • Por EFE
  • 05/06/2015 11h48
Malala recebe prêmio pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo EFE Paquistanesa Malala Yousafzai recebe o prêmio Nobel da PazMalala recebe prêmio pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo

Ao todo, oito dos dez acusados de tentar matar Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, não foram condenados e colocados em liberdade, informaram as autoridades paquistanesas nesta sexta-feira (05).

No final de abril, fontes judiciais e policiais informaram que os dez acusados pelo ataque à ativista, símbolo da luta pela educação feminina, foram condenados a 25 anos de prisão por um tribunal antiterrorista. No entanto, apenas dois foram sentenciados e os outros oito foram postos em liberdade por falta de provas, disse à Agência Efe o chefe policial da região de Swat, onde ocorreu o ataque em 2012, Saleem Marwat.

“O tribunal condenou dois homens envolvidos na tentativa de assassinato de Malala e os outros oito foram postos em liberdade pela falta de provas. A confusão foi provocada pela imprensa”, afirmou Marwat.

Aijaz Khan, porta-voz do Escritório de Investigação Policial e que teve acesso ao veredicto, confirmou à Agência Efe esta versão e informou que os condenados ficaram presos dez anos e não 25.

“Israr ur Rehman e Izhar Ullah foram sentenciados a dez, cinco, três, sete, um e dez anos de prisão por diferentes acusações”, disse Khan, que explicou que todas as penas serão cumpridas simultaneamente e, por isso, eles permanecerão no máximo dez anos na cadeia.

O julgamento foi realizado por um tribunal antiterrorista em instalações militares a portas fechadas em Mingora, principal cidade do vale do Swat onde foi atacada a jovem ativista, atualmente com 17 anos.

Em setembro, o exército paquistanês deteve os dez suspeitos, pertencentes ao grupo islamita Shura, vinculado ao principal grupo talibã do país, o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), por participação no ataque a Malala em 9 de outubro de 2012.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.