Karim Masimov é nomeado primeiro-ministro do Cazaquistão

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2015 10h33

Astana, 29 abr (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assinou nesta quarta-feira o decreto para nomear Karim Masimov como primeiro-ministro do país, cargo que já ocupava desde abril de 2014.

Nazarbayev, que tomou posse como chefe de Estado nesta manhã, após vencer as eleições presidenciais no domingo, propôs logo em seguida ao parlamento a indicação de Masimov para continuar à frente do governo.

“O presidente do Cazaquistão indicou Karim Masimov ao cargo de primeiro-ministro após ressaltar a importância de um trabalho coordenado entre o Executivo e o parlamento”, relata um comunicado da presidência cazaque.

O Legislativo cazaque apoiou a proposta do presidente e Masimov, prestes a completar 50 anos e que já foi primeiro-ministro entre 2007 e 2012, continuará no posto.

Nazarbayev iniciou hoje um novo mandato de mais cinco anos no poder em cerimônia solene realizada no Palácio da Independência de Astana.

O fundador do Estado cazaque contemporâneo, à frente da antiga república soviética desde antes da desintegração da URSS, venceu as eleições com 97,75% dos votos.

No poder há mais de 25 anos, o líder cazaque disse estar “pronto para qualquer desafio em nome de um futuro próspero para o Cazaquistão” e agradeceu “pela confiança” expressada pelos cidadãos nas urnas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.