Kerry coloca flores em monumento em homenagem aos soviéticos mortos na guerra

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 05h10

Moscou, 12 mai (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, depositou nesta terça-feira uma oferenda floral no complexo memorial junto ao porto de Sochi que lembra dos soviéticos mortos nesta cidade na Segunda Guerra Mundial.

Kerry, que chegou hoje a este balneário, esteve acompanhado por seu colega russo, Sergei Lavrov, e ambos prestaram homenagem aos soldados mortos.

O ministro russo chegou ao local em um carro de época da marca “Pobeda” (Victoria) branco, que começou a ser fabricado na União Soviética em 1946, ao término da disputa, em honra à vitória sobre a Alemanha nazista.

O chefe da diplomacia americana se reunirá hoje com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assim como com Lavrov, em meio a tensões entre Moscou e Washington pela crise ucraniana.

“Através do diálogo é possível aplanar o caminho rumo à normalização (das relações) e para uma coordenação mais estreita na solução dos problemas internacionais”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, acerca da visita de Kerry.

Além da situação no leste da Ucrânia, os chefes das diplomacias da Rússia e Estados Unidos devem abordar outros conflitos, como os do Iêmen e Síria.

Lavrov e Kerry analisarão também o andamento das negociações do Grupo 5+1 (EUA, França, China, Reino Unido, Rússia e Alemanha) com o Irã para fechar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.

A crise da Ucrânia deteriorou gravemente as relações entre Rússia e Ocidente, que acusa Moscou de apoiar militarmente os separatistas do leste após ter anexado a península da Crimeia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.