Lançamento de shoppings tem mais lojas fechadas que funcionando

  • Por Jovem Pan
  • 14/07/2014 10h38

O ano de 2014 é marcado pelo lançamento de shoppings com mais lojas fechadas do que funcionando no país. O alto índice de vacância afeta diretamente o ritmo de abertura de novos empreendimentos.

Uma pesquisa do Ibope mostra que a taxa média de áreas vagas nos 36 locais inaugurados em 2013 foi de 50%. A cada duas lojas, uma estava fechada por falta de locatário e como se fala no setor “shopping não vira”.

Os centros de compras “micados” foram abertos em regiões já saturadas, onde não existe demanda do empresariado. Em entrevista a Renata Perobelli, a diretora de Geonegócios do Ibope, Marcia Sola, salientou que o mercado desacelera.

*Ouça os detalhes no áudio

Marcia lembrou ainda que o cenário se soma a cautela do consumidor em comprar. O país tem 503 shoppings com a previsão de entrega de trinta e uma unidades ainda neste ano e outras 23, em 2015.

Um dos motivos de vacância nos empreendimentos é o despejo pela falta de pagamento. O coordenador do núcleo de estudos e negócios do varejo da ESPM, Ricardo Pastore, destacou que as administradoras estão mais flexíveis.

Pastore acrescentou que o shopping precisa mais do lojista do que o lojista do shopping. Já a inflação e o freio no consumo ajudam os varejistas a segurar e rever o ritmo de investimentos.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.