Lavrov diz que Rússia não irá intervir em assuntos internos da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2014 08h03

Moscou, 25 fev (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira que Moscou não irá se intrometer nos assuntos internos da Ucrânia, após se reunir com o chanceler de Luxemburgo, Jean Asselborn.

“Confirmamos nossa posição de princípios de não intervenção nos assuntos internos ucranianos e esperamos que todos se ajustem a esta lógica”, disse em entrevista coletiva o chefe da chancelaria russa.

Lavrov afirmou que nesta etapa, quando se necessita diálogo e o retorno aos canais legais na Ucrânia, “não se deve tentar conseguir certas vantagens conjunturais unilaterais”, em clara alusão aos países ocidentais.

Na manhã de hoje, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se com o Conselho de Segurança do país para estudar a situação na Ucrânia, segundo informou o Kremlin.

“A reunião se centrou fundamentalmente no desenvolvimento da situação na Ucrânia”, declarou o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, sem fornecer mais detalhes.

A chancelaria russa pediu ontem que todas as partes envolvidas na crise da Ucrânia voltem à legalidade e afastem os “extremistas” que desejam tomar o poder.

A declaração da diplomacia russa aconteceu pouco depois do primeiro-ministro Dmitri Medvedev questionar a legitimidade do novo poder ucraniano, nascido das manifestações que derrubaram o presidente Viktor Yanukovich, atualmente com paradeiro desconhecido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.