Legisladores de 60 países pedem para salvar planeta com políticas ambientais

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 23h37
  • BlueSky

Cidade do México, 6 jun (EFE).- Legisladores de mais de 60 países fizeram nesta sexta-feira um apelo para que a Cúpula Mundial de Legisladores Globe que começou nesta sexta-feira no México sirva para avançar em políticas e leis que impulsionem o desenvolvimento sustentável e ajudem a reduzir as emissões de gases do efeito estufa para salvar o planeta.

Este fórum, também conhecido como WSL2014 (na sigla em inglês), é um dos encontros que procura gerar propostas para a Conferência sobre Mudança Climática que será realizada em 2015 em Paris (França).

Ao longo de três dias, os cerca de 300 legisladores participantes tentarão consolidar políticas focalizadas à redução de emissões, ao manejo sustentável dos recursos naturais e à promoção de fontes alternativas de energia e de transporte limpo.

A reunião foi inaugurada pelo presidente de honra do Globe Internacional, John Gummer, que esteve acompanhado do prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, e do ministro mexicano de Governo (Interior), Miguel Ángel Osorio Chong, entre outros.

Gummer destacou a importância desta cúpula porque acontece em um momento em que os problemas ambientais “requerem uma resposta completa e eficaz, pois já foram observados seus efeitos na vida cotidiana dos cidadãos”.

Na sua opinião seria preciso apostar em um modelo que oriente “o desenvolvimento econômico não rumo ao futuro, mas já no presente, visando reverter a deterioração do meio ambiente”.

Além dos legisladores, neste encontro também participam representantes de diversos organismos internacionais como o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU).

O Globe foi criado em 1989 por membros do Congresso dos Estados Unidos, do parlamento Europeu, da Dieta do Japão e da Duma da Rússia para abordar os desafios ambientais urgentes através do desenvolvimento e da aprovação de leis. EFE

ea/ma

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.