Letônia terá pela primeira vez uma primeira-ministra

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2014 16h59

Vilnius, 6 jan (EFE).- O presidente da Letônia, Andris Berzins, indicou para o cargo de primeira-ministra, Laimdota Straujuma, atual ministra de Agricultura da Letônia, primeira mulher a ser assumir o posto na história da república báltica.

“Após avaliar a experiência profissional de Laimdota Straujuma e seu positivo trabalho em cargos executivos, proponho que forme o novo gabinete de ministros”, disse Berzins.

A candidatura de Straujuma ao cargo de primeiro-ministro foi apresentada pelo maior partido letão, Unidade, e ainda deve receber o respaldo do parlamento nacional.

A independente Straujuma, de 62 anos, entrou nas fileiras dessa formação governista só no fim de semana passado.

O até agora primeiro-ministro, Valdis Dombrovskis, líder de Unidade, anunciou no final de novembro passado a renúncia após a trágica queda dias antes de um centro comercial em Riga que deixou 54 mortos.

Dombrovskis era o único político na história contemporânea do país báltico que tinha ocupado o cargo de chefe do executivo em três legislaturas distintas.

Esse acidente é considerado a maior tragédia na história contemporânea da Letônia desde sua independência da União Soviética em 1991.

Letônia se tornou no último dia 1º o 18º membro da União Europeia que assume o euro como moeda, apesar dos receios da população, dividida sobre a conveniência desta passagem.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.