Líder de Gregos Independentes se reunirá com Tsipras para formar governo

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 22h58

Atenas, 20 set (EFE).- O presidente do partido nacionalista de direita, Gregos Independentes, Panos Kamenos, afirmou neste domingo que se reunirá ainda esta noite com Alexis Tsipras, o líder do esquerdista Syriza, vencedor das eleições gregas, para começar “a partir de amanhã o novo esforço” de formação de governo.

Em sua intervenção após saber da vitória do Syriza, Kamenos assinalou que os gregos confiaram “no futuro”, o que permitirá formar um governo que persegue “a saída do memorando, da austeridade e do desemprego”.

O Sryza tem até agora, com 50% dos votos apurados, 35,54% e 145 deputados, na frente dos conservadores do Nova Democracia, dirigidos por Vangelis Meimarakis, que estão com 28,09% e 75 cadeiras.

Tudo aponta que o Syriza repetirá a mesma coalizão formada em janeiro, quando fechou acordo com o Gregos Independentes, que desta vez conseguiram 3,7% e 10 cadeiras, pois entre ambos superam em quatro a maioria absoluta de 151 deputados.

“Agradeço aos cidadãos, aos militantes, por sua luta desigual contra os institutos de pesquisa que atuaram como matadores de aluguel”, disse, em referência ao fato de que a maioria das pesquisas colocavam em dúvida a capacidade de seu partido de passar dos 3% de votos, a cláusula de barreira da legislação grega para entrar no parlamento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.