Líderes da Celac participam de inauguração de museu a Hugo Chávez em Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 13h57

Havana, 29 jan (EFE).- Vários governantes da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) participaram da inauguração em Havana de um museu dedicado à memória do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez.

O atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que liderou a inauguração ao lado de seu colega cubano, Raúl Castro, disse que o museu, situado na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, na baía de Havana, lembra “a história de um homem rebelde, um guerreiro, um lutador” pela “união na diversidade” da América Latina e do Caribe.

A cerimônia, que não estava no programa divulgado à imprensa, também foi acompanhada pelos presidentes da Bolívia, Evo Morales, Colômbia, Juan Manuel Santos, e Uruguai, José Mujica, além de governantes caribenhos.

Maduro definiu Chávez, que morreu em março do ano passado por um câncer, como um “guerreiro da luz, um guerreiro das ideias que encontrou os caminhos que tinham se perdido há 200 anos”.

“O povo da América Latina e do Caribe é a personificação da luta permanente pela esperança”, afirmou em discurso no qual se referiu à figura do libertador Simón Bolívar.

Após declarar inaugurado o museu, os dirigentes fizeram um percurso pela exposição, que Maduro considerou uma “justa homenagem do que foi sua luta e sua obra”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.