Líderes opositores ucranianos se reunirão com Kerry em Munique

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2014 08h08

Kiev, 31 jan (EFE).- Os líderes opositores ucranianos Vitali Klitshko e Arseni Yatseniuk se reunirão amanhã em Munique (Alemanha) com o secretário de Estado americano, John Kerry, informaram à Agência Efe seus respectivos partidos, Udar e Batkivshina.

“Yatseniuk viaja hoje para Munique, onde participará da Conferência de Segurança”, disse à Efe a porta-voz do Batkivshina, Olga Lapo.

A funcionária acrescentou que o líder do partido opositor também se reunirá em Munique com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

A porta-voz do Udar, Oksana Zinovieva, afirmou que Klitshko, além da reunião com Kerry, manterá um encontro com a ministra das Relações Exteriores da Itália, Emma Bonino.

A crise da Ucrânia será um dos assuntos que serão debatidos na 50ª edição da Conferência de Segurança de Munique, inaugurada hoje na cidade alemã.

Os protestos opositores começaram em Kiev há pouco mais de dois meses, depois que o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, adiou a assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia, prevista para o fim de novembro do ano passado.

Diante das crescentes manifestações europeístas no centro de Kiev, ocupado pela oposição, a maioria parlamentar governista aprovou no dia 16 de janeiro uma série de leis para restringir o direito de reunião e outras liberdades civis.

Três dias depois, ocorreram violentos choques entre manifestantes e policiais antidistúrbios na capital, que deixaram vários mortos -seis, segundo a oposição; e três, de acordo com a versão oficial- além de centenas de feridos.

No dia 23 de janeiro, as partes alcançaram uma trégua e iniciaram negociações, nas quais a oposição conseguiu praticamente todos seus objetivos, com exceção da convocação de eleições presidenciais e parlamentares antecipadas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.