Lugansk, na Ucrânia, tem 80% de participação em referendo; Donetsk, 50%

  • Por Agencia EFE
  • 11/05/2014 12h13
  • BlueSky

(Atualiza números da participação).

Donetsk (Ucrânia), 11 mai (EFE).- A participação no referendo pró-Rússia superou até o momento 80% em Lugansk e 50% em Donetsk, afirmaram neste domingo ativistas pró-Rússia de ambas as regiões do sudeste ucraniano.

“Mais de 50% já votaram (na região de Donetsk). Além disso, recebemos os dados do distrito Krasnolimanski: lá, (a participação) superou 70%”, disse Roman Liaguin, chefe da comissão eleitoral da autoproclamada “República Popular de Donetsk”, em entrevista coletiva.

Anteriormente, Liaguin informou que não havia conseguido entrar em contato com a comissão eleitoral daquele distrito pelos combates registrados ali entre o exército e os insurgentes.

Liaguin disse que os resultados do plebiscito, considerado ilegítimo pelas autoridades em Kiev e pela maioria da comunidade internacional, não serão anunciados hoje, e que à noite só se saberão os índices finais da participação.

As primeiras horas de votação correram tranquilamente e com participação cidadã ativa na cidade de Donetsk.

No início da manhã, em vários colégios eleitorais de Donetsk se formaram filas de eleitores, em sua maioria de idade avançada, querendo participar da consulta.

Na região vizinha de Lugansk, a participação na consulta dos pró-Rússia superou 80%, informou o presidente do comitê eleitoral regional, Aleksandr Malijin.

“A participação é muito alta. Em alguns distritos, como em Popasnianski, chega a até 90%. A participação média na região passou de 80%”, disse Malijin.

Poucas horas antes, o representante havia relatado que 80% das seções eleitorais haviam aberto, mas não no norte da região.

Lá, a Guarda Nacional ucraniana bloqueou os veículos nos quais se transportavam as cédulas de votação, disse em entrevista coletiva, segundo a agência russa “Interfax”.

“Você apoia a proclamação da ata da autonomia estatal da República Popular de Donetsk?”, pergunta a cédula, impressa em russo e em ucraniano.

A jornada eleitoral começou às 8h locais (2h de Brasília) e se estenderá até as 22h (16h de Brasília) na maioria das cidades da região. EFE

bsi-vm-vh/tr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.