Manifestantes atacam sede da presidência da Bósnia em Sarajevo

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2014 15h43

Sarajevo, 7 fev (EFE).- A sede da presidência da Bósnia-Herzegovina, em Sarajevo, foi atacada nesta sexta-feira em Sarajevo a pedradas e depois incendiada pelos manifestantes que protestam contra o fechamento de várias fábricas industriais e contra a corrupção.

A polícia bósnia dispersou os manifestantes, que entraram em confronto com os agentes em vários pontos da cidade, segundo o site “Klix.ba”.

Os manifestantes que invadiram a presidência atiraram o estoque pelas janelas, enquanto em frente ao edifício continuavam os enfrentamentos entre eles e a polícia, publicou o site “Avaz”, que testemunhou os incidentes.

A maioria das janelas do prédio da presidência estão quebradas e uma fumaça espessa sai da sede do governo.

Quiosques, lojas e carros foram destruídos e saqueados por grupos de manifestantes, e uma parada do trem foi incendiada, acrescentou o portal.

Cerca de 30 pessoas sofreram ferimentos leves, a maioria policiais, mas outras fontes elevam o número de vítimas para 50.

O edifício do governo de Sarajevo foi novamente incendiado e o primeiro andar está em chamas, segundo “Klix. ba”.

Os protestos sociais da Bósnia, que começaram na quarta-feira em Tuzla, no nordeste do país, se estenderam hoje a mais de 30 outras cidades, principalmente a capital Sarajevo, Bihac e Zenica, onde milhares de pessoas saíram às ruas.

Alguns veículos da imprensa bósnia informaram da possível renúncia dos chefes dos governos cantonais de Tuzla e Zenica.

Os protestos têm origem no mal-estar da população com o fechamento de quatro fábricas industriais após a recente privatização, embora os manifestantes protestem também contra a corrupção política e a pobreza no país.

Em Tuzla, onde a situação tinha se acalmado na primeira hora da tarde após o ataque à sede do governo cantonal, os enfrentamentos entre a polícia e os manifestantes se voltaram contra a prefeitura.

Os manifestantes invadiram o edifício e destruíram computadores, móveis e o estoque.

Os policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, que foram para as ruas vizinhas.

“Isto tinha que acontecer. Os cidadãos estão sem trabalho, sem direitos. Estou há sete anos desempregado”, disse um manifestante em Tuzla à emissora de televisão federal.

Também em Zenica, no oeste do país, foram registrados outros 30 feridos em choques entre os manifestantes e a polícia, e cerca de 20 automóveis foram destruídos.

A metade dos feridos é policial, e dois deles estão em estado grave, indicou a televisão federal.

Em Mostar manifestantes também puseram fogo no edifício do governo desse cantão no sul do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.