Médicos alertam para cuidados com doenças respiratórias no inverno

  • Por Jovem Pan
  • 23/06/2014 13h20

O inverno começou no último final de semana e a nova estação gera cuidados e preocupação com as doenças respiratórias. Em decorrência da mudança brusca de temperatura, da baixa umidade do ar e da poluição, os processos infamatórios são mais frequentes.

O pediatra Fernando Fernandes, da Unifesp, alerta que esse período é o de maior incidência de doenças respiratórias em crianças. Em entrevista à repórter Cris Santos, o consultor Jovem Pan ressaltou que os menores são mais vulneráveis às viroses.  

*Ouça os detalhes no áudio

Idosos também devem ter atenção redobrada com as doenças respiratórias neste período do ano. O chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da UNICAMP, Agrício Crespo, explicou que a gripe não é uma doença banal.

Aglomerações e ambientes fechados favorecem a transmissão de vírus e bactérias, principais responsáveis pelas doenças de inverno. Membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, o médico Ascédio Rodrigues orienta a população em geral.

Caso o resfriado ou a gripe se instalem, é fundamental manter-se hidratado, ter uma boa alimentação, repouso, medicação correta indicada pelo médico. E não esperar que a doença se agrave para buscar orientação de especialista, principalmente se tratando de crianças e idosos.   

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.