Meirelles já leva a vice nomes para comandar o BC

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/04/2016 09h06
RIO DE JANEIRO/BRAZIL, 28APR11 - Henrique Meirelles, Adviser, Olympic Public Authority, Brazil, captured during the World Economic Forum on Latin America in Rio de Janeiro, Brazil, April 28, 2011. Copyright World Economic Forum (www.weforum.org)/Photo by Alexandre Campbell Alexandre Campbell/ Forum World Economic Ex-presidente do Banco Central

A escolha de Henrique Meirelles para o Ministério da Fazenda em um eventual governo Temer é da cota pessoal do vice. Embora filiado ao PSD, o ex-presidente do Banco Central não será considerado indicação do partido, que pretende retomar o Ministério das Cidades em caso de afastamento de Dilma Rousseff.

Meirelles terá autonomia para escolher o presidente do BC e já apresentou a vice quatro nomes: Carlos Kawall, Ilan Goldfajn, Afonso Bevilaqua e Mário Mesquita, desses, os três últimos foram diretores do BC. Meirelles já está à frente das conversas para definir a chefia do BC e sua futura equipe na Fazenda. 

Segundo interlocutores ligados ao PMDB, o convite formal a Meirelles é certo e será feito na próxima semana. O vice acredita que o executivo, com larga experiência no mercado, terá papel fundamental para recuperar a confiança e a credibilidade do governo, além de ter trânsito internacional. Em conversas privadas, Temer tem feito a avaliação de que Meirelles será capaz de conquistar de imediato a confiança dos setores financeiro e produtivo, ajudando a resolver a crise.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.