Merkel, Putin e Hollande vão se reunir por “solução global” para a Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2015 11h50

Berlim, 8 fev (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e os presidentes de Rússia, Vladimir Putin; Ucrânia, Petro Poroshenko; e França, François Hollande, se reunirão na próxima quarta-feira em Minsk (Belarus) para buscar uma “solução global” para a crise no leste da Ucrânia.

O governo alemão anunciou através de um comunicado a realização da cúpula depois que os quatro líderes tiveram uma “extensa” conversa telefônica na manhã deste domingo, como tinham definido.

Segundo a Chancelaria alemã, os quatro trabalharam sobre um “amplo pacote de medidas” dentro dos esforços realizados para conseguir o fim do conflito.

Os trabalhos continuarão amanhã em Berlim, e na quarta-feira será realizada a cúpula em Minsk em “formato Normandia”, em alusão à reunião de junho do ano passado durante o aniversário do desembarque aliado na citada região na Segunda Guerra Mundial.

Até a quarta-feira, os signatários dos acordos de Minsk, o grupo de contato formado por representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Rússia, Ucrânia e os separatistas pró-Rússia, se reunirão também na capital bielorrussa.

A cúpula de Minsk é parte dos esforços diplomáticos de Merkel e Hollande, que na semana passada decidiram ir a Kiev e a Moscou para se reunirem pessoalmente com Poroshenko e Putin e tentar buscar uma solução política para a crise.

Merkel reconheceu ontem que o sucesso de suas negociações não estava garantido, mas se mostrou convicta de que o esforço vale a pena diante do derramamento de sangue na Ucrânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.