Mesmo após queda, Papa Francisco celebra missa na Polônia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/07/2016 08h44
PAP17 CZESTOCHOWA (POLONIA) 28/07/2016.- El papa Francisco sufre una caída mientras oficiaba una santa misa con motivo del 1.050 aniversario del cristianismo en Polonia, en el santuario de Jasna Gora, en Czestochowa, Polonia, hoy, 28 de julio de 2016. Francisco llegó ayer a Cracovia para participar en la XXXI Jornada Mundial de la Juventud (JMJ) y permanecerá hasta el 31 de julio. EFE/Daniel Dal Zennaro PROHIBIDO SU USO EN POLONIAPapa Francisco queda

O papa Francisco perdeu a passada e caiu no chão quando se dirigia para celebrar uma missa, em um altar a céu aberto, durante sua viagem à Polônia. O incidente ocorreu durante o evento no Mosteiro de Jasna Góra.

Em um momento dramático, Francisco, de 79 anos, não notou um degrau e caiu no chão diante do altar. Padres que estavam próximos apressaram-se para ajudá-lo. A missa prosseguiu como planejado e o pontífice realizou um longo sermão diante de dezenas de milhares de fiéis reunidos no monastério, localizado na cidade de Czestochowa, no sul polonês.

O papa argentino lembrou das pessoas “comuns, porém notáveis” da Polônia que se mantiveram católicas ao longo do regime comunista no país. A missa celebrou o 1.050º aniversário da aceitação do Catolicismo Romano na Polônia. Ele lembrou do papa João Paulo II, polonês canonizado pela Igreja.

Francisco pediu que os poloneses mantenham-se unidos num momento em que há divergências sobre temas como a imigração. Desde o ano passado, a Polônia tem um governo de direita, que enfrenta ressalvas internacionais por erodir ganhos democráticos passados e muitos críticos dizem que houve um aumento do sentimento xenofóbico no país.

O papa já se reuniu durante sua viagem com o presidente polonês, Andrzej Duda, cujo governo populista, na prática, fechou as portas para os que buscam asilos e para os imigrantes do Oriente Médio e da África que buscam uma vida melhor em países europeus. O presidente também esteve presente na missa no monastério.

Papa Francesco cade durante la celebrazione della messa from Aleteia on Vimeo.