Milhares de monges e fiéis budistas celebram o Makha Bucha na Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 04/03/2015 17h51

Bangcoc, 4 mar (EFE).- Monges budistas e devotos participaram nesta quarta-feira do Makha Bucha, uma das principais festas da Tailândia que lembra o sermão de Buda para monges que foram visitá-lo espontaneamente.

Wat Phra Dhammakaya, um colossal templo no norte de Bangcoc, foi um dos lugares que mais atraiu religiosos e fiéis nesta comemoração realizada no terceiro mês do calendário lunar. Sentados nas arquibancadas do monumento circular, centenas de monges com túnicas na cor laranja escutaram as doutrinas do mestre budista através de megafones, com milhares de seguidores vestidos de branco em volta.

Posteriormente, os presentes acenderam velas e os monges deram três voltas ao redor do altar principal do templo, uma por cada um dos pilares do budismo: Buda, dharma (lei ou ordem cósmica) e sangha (comunidade monástica).

O Makha Bucha lembra o primeiro sermão de Buda dado nove meses depois de alcançar a “iluminação”, quando 1.250 monges se reuniram espontaneamente para escutar os princípios do budismo. “Makha” é o nome em tailandês do terceiro mês do calendário lunar e “Bucha” significa honrar ou venerar.

Além da Tailândia, Camboja, Mianmar e Laos também declararam a data como feriado nacional para a realização desta festa religiosa. EFE

rps/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.