Milícias de Gaza não prorrogam trégua humanitária e lançam foguetes

  • Por EFE
  • 26/07/2014 16h49

As milícias palestinas de Gaza não entraram em acordo para prorrogar a trégua humanitária por quatro horas, informou o porta-voz do movimento islamita Hamas, Sami Abu Zuhri.

A prorrogação foi um pedido da comunidade internacional para estender por mais 12 horas a trégua humanitária que Israel e Hamas respeitaram entre as 8h e 20h locais (2h às 14h de Brasília).

Israel respondeu ao pedido com apenas 4 horas, até meia-noite, enquanto as milícias, reunidas nesta noite na faixa, a rejeitaram.

A decisão dos grupos palestinos, que foi revelada 90 minutos depois do fim do prazo, seguiu ao lançamento de vários bombas e dois foguetes contra Israel.

Os primeiro projéteis, disparados às 20h04 locais (14h04 de Brasília) dispararam os alarmes antiaéreos no conselho regional de Eshkol, fronteiriço com Gaza, sem causar danos nem vítimas, segundo as fontes.

Uma hora e meia depois, dois foguetes caíram no conselho de Shaar Hangev, e mais tarde se foram registrados vários lançamentos contra cidades israelenses ao norte de Gaza, entre elas Ashdod e Guedera.

Israel e Hamas respeitaram hoje rigorosamente uma trégua humanitária de 12 horas a pedido da comunidade internacional para permitir à população de Gaza receber provisões e resgatar os feridos das regiões mais castigadas. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.