Ministério da Saúde vai anunciar teste rápido para detectar tuberculose

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2014 08h23

No dia mundial de combate à tuberculose, o Ministério da Saúde vai anunciar o teste rápido na rede pública que faz o diagnóstico em menos de duas horas. A doença aparece como a principal causa de morte entre pessoas portadoras do vírus da Aids.

No Brasil, o desafio é evitar que o paciente abandone o tratamento sem atingir 100% de cura. A tuberculose atinge o pulmão, causando problemas respiratórios, mas pode se espalhar por outros órgãos.

A Organização Mundial da Saúde acreditava que a doença pudesse ser erradicada em 2010. Em entrevista a Thiago Uberreich, a pneumologista Luciene Franza explicou que o novo teste vai ajudar na busca pelo medicamento certo para o combate.

*Ouça os detalhes no áudio

A pneumologista lembrou que o sintomas da tuberculose são tosse, febre à noite e suor. O médico Montezuma Pimenta Ferreira, destacou que o avanço da Aids impediu que os países desenvolvidos erradicassem a doença.

Ferreira apontou ainda para o surgimento de variantes da tuberculose no mundo. A bactéria ou o bacilo de koch se torna cada vez mais resistente aos medicamentos, mas o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.