Tereza Cristina afirma que Brasil não deve entrar na briga China x EUA
Em meio a um novo acirramento entre Estados Unidos e China, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina diz que o Brasil não deve entrar na briga.
Ela deu a declaração na manhã desta segunda-feira, em entrevista coletiva após a abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo.
Segundo agências internacionais, o governo do país asiático pode suspender a importação de produtos agrícolas dos americanos.
A medida veio em retaliação à iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas tarifas sobre importações da China a partir do mês que vem.
Ao lado dos estadunidenses, o Brasil é o maior exportador de soja em grão do mundo.
Apesar do cenário aparentemente positivo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, prefere manter uma abordagem cautelosa. “O Brasil não tem que entrar nessa briga. O Brasil tem produtos para serem vendidos para os dois mercados. Mas os produtos agrícolas, eu tenho que vender o meu peixe.”
Tereza Cristina também falou de outro problema que preocupa o governo: a comunicação. Para a ministra, há um bombardeio da mídia em questões como a quantidade e a liberação de agrotóxicos. Ela afirma que as medidas não prejudicam a qualidade dos alimentos. “Eu não tomo veneno, eu como produtos absolutamente seguros. O Brasil tem capacidade para exportar para 162 países, não é possível que a gente vai dizer que aqui dentro não se consuma produtos seguros.”
*Com informações do repórter Tiago Muniz.
continue lendo
Eliseu Caetano
Em novo documento, Trump acusa Brasil de falhar no combate ao PCC e CV
O texto faz parte da determinação anual em que a Presidência dos Estados Unidos identifica países considerados importantes rotas de trânsito ou produtores de drogas ilícitas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas