Ministro defende contingenciamento com “menor custo para a sociedade”

  • Por Agência Brasil
  • 19/05/2015 17h10
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Armando Monteiro Neto

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, disse que o contingenciamento do Orçamento Geral da União que será anunciado na próxima quinta-feira (21) deverá ser feito com o “menor custo para a sociedade”, mas que não fazê-lo acarretaria em custos “ainda maiores”.

“Eu acho que vamos encontrar aí o ponto de equilíbrio necessário. Eu estou na linha [de que o valor deve ser] aquele o número que proporcione que o Brasil faça a travessia e promova o ajuste que é o que se deseja em última instância”, disse o ministro.

Armando Monteiro Neto afirmou que o montante do contingenciamento orçamentário a ser feito depende do resultado das votações das medidas de ajuste fiscal, hoje e amanhã, no Congresso Nacional. Nessa segunda-feira (18), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o valor deve ficar entre R$ 70 e R$ 80 bilhões. 

“Acho que temos que fazer um corte evidentemente seletivo para assegurar as condições de funcionamento da máquina, porque até para arrecadar impostos é preciso que a máquina funcione”, disse o ministro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.