Monte Asama no Japão registra pequena erupção

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2015 00h45

Tóquio, 16 jun (EFE).- O Monte Asama, situado no centro do Japão, a cerca de 140 quilômetros a noroeste de Tóquio, registrou uma leve erupção vulcânica, segundo informou nesta terça-feira a agência meteorológica japonesa.

A erupção não causou danos materiais nem pessoais, segundo informou o organismo, que ainda está investigando os detalhes da explosão devido à pouca visibilidade que há na região.

O fato aconteceu apenas duas semanas depois que outra erupção vulcânica obrigou a evacuação total da ilha de Kuchinoerabu (sudoeste do país), cujos habitantes ainda não puderam retornar para casa.

Às 9h30 local, um escritório da agência meteorológica situada ao norte do Asama confirmou a presença no ar de cinza vulcânica procedente do monte, situado entre as cidades de Nagano e Gunma.

O professor Setsuya Nakata, do Instituto Sismológico da Universidade de Tóquio, confirmou à emissora pública “NHK” que foram registrados terremotos de origem vulcânica na área em torno do monte.

Em entrevista coletiva posterior, um porta-voz do ente meteorológico explicou que devido ao mau tempo na região se está tentando determinar o alcance da erupção, “embora tudo aponte a que esta tenha sido de caráter leve”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.