Morales confirma viagem ao Brasil para participar da Cúpula dos Brics

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2014 11h40

La Paz, 14 jul (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou nesta segunda-feira que viajará amanhã para o Brasil para participar da sexta Cúpula dos Brics, o fórum formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em declaração aos meios de comunicação, Morales informou que devido à viagem ao Brasil, não poderá participar da comemoração do 205° aniversário da revolução de La Paz contra a colônia espanhola, que é lembrado no dia 16.

“Por razões de compromissos internacionais, amanhã cedo estamos viajando rumo ao Brasil para participar da reunião de Brics, onde fui convidado pela presidente do Brasil (Dilma Rousseff)”, assinalou o governante boliviano.

Morales também ratificou que terá reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da China, Xi Jinping, e com a governante argentina, Cristina Kirchner.

A VI Cúpula dos Brics reunirá durante dois dias os presidentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul na cidade brasileira de Fortaleza, onde os líderes das cinco maiores economias emergentes do mundo definirão o rumo de uma nova arquitetura financeira mundial.

Em uma entrevista aos meios estatais, o líder boliviano assinalou no domingo que não sabia se tinha sido convidado para o evento em qualidade de presidente da Bolívia ou porque seu país ocupa neste ano a presidência rotativa do G77 e China.

Morales também disse ontem que com seu colega chinês espera abordar temas de investimento do gigante asiático na Bolívia, enquanto com Putin tratará igualmente assuntos de investimento, além de políticos, após haver proposto que a Rússia se integre ao G77.

Com a presidente argentina, Morales espera analisar como equilibrar a balança comercial entre ambos países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.