Morre ex-núncio da República Dominicana acusado de pedofilia

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2015 07h38

Cidade do Vaticano, 28 ago (EFE).- O ex-núncio da República Dominicana, o polonês Jozef Wesolowski, que estava sendo julgado no Tribunal Vaticano por crimes de pedofilia, morreu nesta sexta-feira, segundo confirmaram fontes vaticanas.

Wesolowski não se apresentou ao julgamento no Vaticano no último 11 de julho ao alegar que estava internado em um hospital público de Roma.

Um comunicado do Vaticano informou que o ex-núncio, de 67 anos, foi encontrado morto no apartamento no qual estava sendo vigiado no Vaticano e especifica que as autoridades vaticanas certificaram que a morte aconteceu por “causas naturais”.

O promotor de Justiça ordenou que seja realizada uma autópsia hoje mesmo, cujos resultados serão comunicados o mais rápido possível, acrescenta o comunicado.

O papa Francisco foi imediatamente informado do falecimento, de acordo com o Vaticano.

Wesolowski era acusado de acessar sites pornográficos na internet, de posse de material de pedofilia e abuso de menores durante sua estadia na ilha caribenha da qual foi núncio entre 2008 e 2013.

O ex-núncio era o primeiro bispo sob detenção no Vaticano, assim como o primeiro réu de um caso de pedofilia por parte de um religioso que seria julgado nos tribunais vaticanos.

O escândalo explodiu após uma reportagem transmitida em um canal de televisão dominicano na qual se assegurava que Wesolowski supostamente pagava para manter relações sexuais com menores no país.

Em 27 de junho de 2014, Wesolowski foi expulso do sacerdócio após um processo canônico e em 22 de setembro foi detido, mas posteriormente foi posto em liberdade sob vigilância. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.