Morre o filósofo mexicano Luis Villoro

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2014 22h43

Cidade do México, 5 mar (EFE).- O filósofo e acadêmico Luis Villoro Toranzo, nascido na Espanha de pais mexicanos, morreu aos 91 anos nesta quarta-feira no México, informou o presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes, Rafael Tovar e de Teresa.

“Morreu Luis Villoro, homem de ideias e convicções. Amigo respeitado com quem compartilhei experiências diplomáticas na França. Um abraço a Juan (o filho do filósofo)”, escreveu o funcionário em mensagem no Twitter.

O acadêmico morreu nesta quarta-feira em consequência de uma parada respiratória e será velado em uma funerária da capital mexicana, segundo a imprensa local.

Villoro nasceu em Barcelona no dia 3 de novembro de 1922. Filho de pais mexicanos, cursou seus estudos profissionais na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e fez pós-graduações em Paris e Munique.

O filósofo obteve o Prêmio Nacional de Ciências e Artes do México em 1986 e o prêmio Universidade Nacional em Pesquisa em Humanidades em 1989, entre muitas outras distinções.

Villoro foi embaixador e delegado permanente do México na Unesco em Paris de 1983 a 1987 e presidente da Associação Filosófica do México de 1980 a 1981. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.