MP discute protocolo de ação da PM com famílias de vítimas de Paraisópolis
Ministério Público de São Paulo está discutindo o protocolo da Polícia Militar dentro da investigação da morte de nove jovens, no dia primeiro de dezembro, no baile funk da favela de Paraisópolis. O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio recebeu parentes de vítimas, representantes das Polícias Civil e Militar, Procuradoria Geral do Estado.
O procurador Smanio não falou ao final da reunião no MP. O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Dimitri Sales, defende a discussão dos protocolos policiais.
“A polícia tem diversos protocolos. Após o incidente de Paraisópolis, o governador se comprometeu a revisar esses protocolos, o Condepe solicitou a participação do Conselho nessa revisão, mas de fato não sabemos se estão sendo revisados, quem está revisando. É é uma questão, esses protocolos são mantidos em sigilo.”
Danylo Amilcar, irmão do jovem Danilo, de 16 anos, morto em Paraisópolis espera ainda pela apuração dos fatos em Paraisópolis. “A reunião é positiva porque mostra que ainda existe um esforço coletivo e concentrado para apurar de fato na noite do dia 1º de dezembro. A responsabilização de quem ocasionou as nove mortes, mas não só as mortes, as dezenas de feridos.”
Os nove jovens, com idades entre 14 e 23 anos, morreram pisoteados após uma intervenção da Polícia Militar durante um baile funk em Paraisópolis.
* Com informações do repórter Marcelo Mattos.
Assuntos
continue lendo
David de Tarso
Subprefeito do Butantã desacata policial durante show do BTS, diz PM
Gabriel Machedo teria desrespeitado ordens de um PM durante fiscalização num ponto de checagem e resistido à abordagem
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 1 semana
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 semana
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 2 semanas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 3 semanas