Mujica afirma que reeleição de Dilma renova integração na América Latina

  • Por Agencia EFE
  • 07/11/2014 20h38

Brasília, 7 nov (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, disse nesta sexta-feira após uma reunião de três horas com a presidente Dilma Rousseff que a reeleição dela renovou a integração latino-americana.

“A reeleição de Dilma favorece a integração e a renova, porque o Brasil é a espinha dorsal desse processo”, declarou Mujica a jornalistas junto com Dilma, após uma longa reunião que os dois qualificaram como “muito boa”.

Mujica citou diversos temas bilaterais, como projetos para melhorar a interconexão elétrica, o desenvolvimento de infraestruturas fronteiriças e a necessidade de avançar rumo a uma maior integração das cadeias produtivas.

Também disse que falou novamente com Dilma sobre o projeto para a construção de um porto de águas profundas no litoral atlântico do departamento uruguaio de Rocha.

Mas esclareceu que “não se falou de financiamento” que, de acordo com diversas fontes, poderia ser em parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Falamos da importância que tem esse projeto para a região, para o Uruguai, mas também para o Brasil, para a Argentina” e para outros países sul-americanos, indicou.

Mujica, o primeiro presidente estrangeiro a visitar Dilma após a reeleição, em 26 de outubro, também cumprimentou a presidente por seu triunfo nas urnas e criticou setores da imprensa que se opunham a ela alcançar um segundo mandato.

“Estamos acostumados a ler nos jornais latino-americanos que tudo se derruba, mas depois ganhamos as eleições, portanto não estamos tão mal”, declarou o presidente do Uruguai, que também está em pleno processo eleitoral e realiza um segundo turno no próximo dia 30.

Nessa eleição se enfrentarão o ex-presidente Tabaré Vázquez, da Frente Ampla (PA), o mesmo de Mujica, e Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. EFE

ed/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.