Mulher é despida em Nairóbi por “estar indecente”

  • Por Agencia EFE
  • 18/11/2014 09h38

Nairóbi, 18 nov (EFE). – Outra mulher foi atacada e despida em Nairóbi por um grupo de homens “por estar indecente”, apesar dos protestos contra o assédio sexual que ontem reuniram centenas de pessoas na capital queniana, informou neta terça-feira a imprensa local.

A manifestação #MyDressMyChoice (Meu vestido, minha escolha) conseguiu ontem o apoio de centenas de mulheres nas ruas de Nairóbi, que defenderam o direito de se vestir “como quisessem”, depois que na semana passada uma jovem foi atacada no meio da rua por usar minissaia.

Horas depois deste grande protesto, outra mulher foi atacada em Kayole, no leste de Nairóbi, por um grupo de homens que a acusaram de “estar indecente”, conforme informou o jornal “Daily Nation”.

O delegado da polícia de Kayole, Moses Ombati, declarou ao diário que cerca de 100 pessoas já foram detidas por suposta vinculação a este segundo ataque. A maioria dos detidos estava embriagada no momento da prisão, acrescentou Ombati.

O caso é semelhante ao que originou os protestos #MyDressMyChoice, no qual um vídeo divulgado na semana passada nas redes sociais mostrou o ataque de vários homens a uma mulher em um ponto de ônibus. Eles arrancaram a roupa da jovem, que usava minissaia. Embora os responsáveis deste ataque ainda não tenham sido detidos, o vice-presidente do Quênia, William Ruto, garantiu que a polícia encontrará os envolvidos.

A manifestação de ontem, organizada pelo grupo “Mães de Kilimani” (bairro da capital queniana), protestou contra este incidente e outros ataques de caráter sexual ocorridos durante o ano. Com este protesto, as organizadoras esperam uma mudança na atitude dos homens, além de levar os culpados do ataque “a julgamento exemplar”.

As mães pediram ainda maior atenção aos casos de violência contra mulher, assim como tribunais especiais e ações para evitar que esses casos caiam no esquecimento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.