Andrés López Obrador toma posse como presidente do México

  • 01/12/2018 15h35 - Atualizado em 01/12/2018 15h48
EFE Andrés López Obrador é o primeiro presidente de esquerda do México

Andrés López Obrador, de 65 anos, tomou posse neste sábado (1º) como novo presidente do México e recebeu, das mãos do deputado Porfirio Muñoz Ledo, a faixa presidencial entregue pelo presidente em fim de mandato, Enrique Peña Nieto. A sessão do Congresso da União, que reúne deputados e senadores mexicanos, começou por volta das 9h no horário local (13h no horário de Brasília). O plenário estava dominado de integrantes do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o partido de López Obrador, maioria nas duas casas legislativas.

Antes do início da sessão, vários parlamentares postavam selfies nas redes sociais para comemorar o momento, considerado histórico por muitos. Esta é a primeira vez que um político de esquerda chega à presidência do país.

Houve momentos de tensão quando um grupo de deputados levantou um cartaz que dizia “Maduro, você não é bem-vindo”. A mensagem era uma crítica pelo convite feito pelo novo presidente ao líder da Venezuela, Nicolás Maduro, para estar na cerimônia de posse.

No período da transição de governo, Obrador anunciou um ambicioso plano de infraestrutura e programas sociais para liderar o que batizou de “quarta transformação” do México. Com a promessa de acabar com a corrupção e a violência, López Obrador foi eleito presidente do México no último dia 1º de julho com 53% dos votos.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.