Jovem Pan
Publicidade

Após ataques contra Israel, aeroportos do Irã suspendem voos até segunda-feira

O avião que transportava cinco detidos norte-americanos libertados pelo Irão num acordo de troca de prisioneiros está parado na pista enquanto o sol nasce depois de desembarcarem no campo de aviação do Exército de Davison, em Fort Belvoir, Virgínia, em 19 de setembro de 2023. Os Estados Unidos e o Irão em O dia 18 de setembro de 2023 trocou cinco prisioneiros cada, num dos primeiros acordos dos arqui-inimigos em anos, quando Teerão obteve acesso a 6 mil milhões de dólares em fundos congelados. Os cinco americanos libertados pelo Irão, incluindo um detido durante oito anos, partiram de Teerão num jacto do Qatar, horas depois de os fundos desbloqueados terem sido depositados em contas também geridas pelo Qatar.

A Organização de Aviação Civil do Irã cancelou até segunda-feira (15) os voos em vários aeroportos, incluindo o Aeroporto Internacional Imam Khomeini de Teerã, após os ataques de mísseis e drones contra Israel realizados na noite passada. “Segundo o anúncio emitido pela Organização de Aviação Civil, todos os voos foram cancelados até as 6h da manhã de segunda-feira”, disse o diretor-geral do Aeroporto Internacional Imam Khomeini, Said Chalandari, segundo a agência de notícias “Tasnim”. Os voos no aeroporto de Mehrabad, em Teerã, nos aeroportos de Isfahan (centro), Shiraz (sul) e Bushehr (sul) também foram suspensos até o mesmo horário. O aeroporto de Mehrabad, de onde partem os voos locais da capital iraniana, já havia anunciado a medida até a manhã deste domingo (14), que agora foi prorrogada.

Publicidade
Publicidade
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, em resposta ao ataque ao seu consulado na Síria em 1º de abril, que matou seis sírios e sete membros da Guarda Revolucionária, incluindo o líder das Forças Quds para a Síria e o Líbano, o general de brigada Mohamed Reza Zahedi. Temendo uma possível retaliação israelense, as autoridades militares e políticas do Irã já advertiram Israel e os Estados Unidos de que qualquer ação militar contra alvos iranianos será recebida com uma resposta mais severa. “Qualquer nova aventura contra os interesses da nação iraniana será recebida com uma resposta mais dura e lamentável da República Islâmica do Irã”, alertou neste domingo o presidente iraniano, Ebrahim Raisi.

*Com informações da Agência EFE

Publicidade
Publicidade