Após desistência do Chile, ONU confirma que Espanha sediará COP25

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2019 12h37 - Atualizado em 01/11/2019 12h55
EFEEvento vai acontecer entre os dias 2 e 13 de dezembro

A próxima Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP25) será realizada em Madri, na Espanha, após a desistência do Chile de organizar o evento. A confirmação da nova sede foi feita, nesta sexta-feira (1º), pela secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC), Patricia Espinosa.

“Temos o prazer de anunciar que a mesa da COP concordou que a COP25 seja realizada entre os dias 2 e 13 de dezembro em Madri, na Espanha”, disse, em comunicado.

Na quarta-feira (30), o presidente do Chile,  Sebastián Piñera, anunciou o cancelamento da realização de duas cúpulas internacionais, a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) e a COP25. De acordo com ele, o motivo do cancelamento são os protestos que acontecem no país desde o dia 19.

“Nossa primeira preocupação e prioridade como governo é concentrar-nos, primeiro, em restaurar completamente a ordem pública, a segurança dos cidadãos e a paz social; segundo, promover com toda a força e urgência a nova agenda social necessária para responder às principais demandas de nossos cidadãos; e terceiro, promover um amplo e profundo processo de diálogo para ouvir nossos compatriotas”, afirmou.

“Nosso governo, com muita dor, porque isso é uma dor para o Chile, resolveu não realizar a cúpula da Apec nem a cúpula da COP. Sentimos e lamentamos profundamente os problemas e inconvenientes que esta decisão significará para ambas as cúpulas”, finalizou.

*Com informações da Agência EFE