Após dois meses em órbita, cápsula da SpaceX retorna à Terra com astronautas
Lançamento marcou a primeira vez, desde 2011, que a Nasa realizou uma missão espacial tripulada saindo dos EUA
A cápsula da SpaceX que levou dois astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional no fim de maio retornou à Terra na tarde deste domingo (2), após pouco mais de dois meses em órbita. O trajeto de volta que trouxe os tripulantes Bob Behnken e Doug Hurley durou cerca de 19 horas e o pouso ocorreu no Golfo do México, na costa de Pensacola, na Flórida.
No dia 30 de maio, o foguete Falcon 9 deixou o solo americano pontualmente às 16h22 (horário de Brasília) e chegou à estação no dia seguinte, às 11h16. Após o lançamento, os astronautas fizeram uma viagem de 19 horas a bordo da cápsula Crew Dragon até atingir o destino.
O lançamento foi um marco histórico: pela primeira vez desde 2011 a Nasa realiza uma missão espacial tripulada saindo dos Estados Unidos. É também a primeira vez que uma empresa privada lança astronautas em órbita – até então, apenas as espaçonaves governamentais chegavam a tais alturas. Além disso, foi um voo simbólico: o foguete saiu da mesma plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Florida, que içou a tripulação da Apollo 11 à Lua.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.