Por coronavírus, Austrália proibirá viagens internacionais por até 4 meses

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2020 10h49
EFE/EPA/DAN PELED Aeroporto na AUstrália Cidadão australianos não poderão fazer viagens internacionais por pelo menos 3 meses

O governo da Austrália anunciou nesta quinta-feira (23) que manterá a proibição de viagens internacionais por mais três ou quatro meses, por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Acabamos de recomendar ao Gabinete Nacional que as estritas proibições que impedem os australianos de deixar o país, a menos que haja circunstâncias excepcionais, ou a entrada daqueles que não são cidadãos australianos, devem ser mantidas”, afirmou o chefe do gabinete médico do governo, Brendan Murphy.

Ele enfatizou para uma comissão do Senado que investiga a resposta da Austrália à pandemia que, devido à atual situação internacional, “qualquer medida para relaxar as fronteiras seria de grande risco”.

O governo australiano estabeleceu o nível 4, o alerta máximo de viagem, após a pandemia da Covid-19, também proibindo a circulação de cidadãos no exterior. Em seguida, ordenou o fechamento das fronteiras para estrangeiros, com exceção de residentes e cidadãos.

Murphy disse que o primeiro país para o qual as fronteiras seriam provavelmente abertas seria a vizinha Nova Zelândia, cujo governo foi elogiado internacionalmente por medidas rigorosas para erradicar o novo coronavírus e está achatando a curva de infecção.

A Austrália começará a flexibilizar gradualmente as medidas para travar a propagação da pandemia, com a retomada de algumas cirurgias não urgentes em hospitais e a reabertura parcial de algumas praias populares a partir da próxima semana.

As escolas também começarão gradualmente a retomar as aulas em alguns estados, e o governo australiano planeja avaliar se no próximo 11 de maio vai liberar o reinício de algumas atividades essenciais, embora exista a previsão que a distância física entre duas pessoas seja mantida durante um ano.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.