Canadá e EUA fecham acordo comercial com México que substituirá Nafta

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2018 07h21
EFE Trump e Trudeau chegaram a acordo comercial que substituirá o Nafta

Canadá e Estados Unidos anunciaram neste domingo um novo acordo comercial trilateral junto com o México depois de meses de negociação, que substituirá o Tratado de Livre-Comércio para a América do Norte, o Nafta.

“Hoje, Canadá e Estados Unidos fecharam um acordo, junto com México, para um novo e modernizado acordo comercial para o século XXI: o acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês)”, informaram em comunicado conjunto o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e a ministra de Exteriores canadense, Chrystia Freeland.

“O USMCA dará aos trabalhadores, fazendeiros e comerciantes um acordo comercial de alta qualidade que resultará em mercados mais livres, comércio mais seguro e crescimento econômico mais robusto em nossa região”, segundo o texto do comunicado.

A nota acrescenta que o pacto fortalecerá a classe média e criará “bons trabalhos bem pagos e novas oportunidades” para cerca de 500 milhões de pessoas “que chamam a América do Norte de lar”.

Lighthizer e Freeland asseguraram que desejam aprofundar mais os laços econômicos de seus países quando este acordo entrar em vigor.

“Gostaríamos de agradecer ao ministro mexicano de Economia Ildefonso Guajardo por sua colaboração próxima durante os últimos 13 meses”, conclui o texto.

O Nafta – em vigor desde 1994 entre México, Canadá e EUA – engloba um trilhão de dólares anuais em intercâmbios entre os três países, mas foi submetido a um processo de renovação durante meses após a chegada de Donald Trump à Casa Branca, que o tinha qualificado de um desastre.

No final de agosto, EUA e México fecharam um acordo bilateral preliminar, ao qual faltava se somar o Canadá.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.