Catalunha é tema principal de eleições na Espanha, diz analista

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2019 15h49
Agência EFE O premiê espanhol. Pedro Sánchez, em sessão no Parlamento da Espanha nesta quarta-feira (13) Questão separatista foi pedra no sapado do PSOE, partido do atual presidente, Pedro Sánchez

A unidade territorial da Espanha terá grande importância nas eleições legislativas do próximo domingo, 28. A questão da Catalunha, pedra no sapato de Mariano Rajoy (PP), ex-presidente do governo, e diretamente ligada à sua queda, também é tema que incomoda Pedro Sánchez (PSOE), atual presidente.

As eleições do próximo domingo definirão o novo governo do país.

As concessões aos separatistas catalães, que aprovaram uma moção que levou o PSOE de volta ao poder, motivaram a derrota do PSOE nas eleições regionais da Andaluzia, no sul do país.

Após 40 anos sendo comandada pelos socialistas, agora a região tem um governo de centro-direita, apoiado pelo Vox, partido extremista que deve chegar pela primeira vez ao parlamento nacional depois das eleições de domingo.

O temor quanto uma possível ruptura da Catalunha foi determinante nas eleições regionais do ano passado e continuará a ter um papel muito importante no pleito do próximo domingo, segundo o analista Lluís Orriols, professor de Ciência Política da Universidade Juan Carlos I, em Madri.

Para Orriols, o assunto influenciará os eleitores na hora do voto e também foi responsável por provocar a divisão da direita na Espanha, abrindo espaço para o crescimento de partidos como o Vox.

“Não é por acaso que a direita se rompeu pela primeira vez em décadas”, disse o analista, citando as mudanças no campo conservador, até então controlado pelo Partido Popular.

“O que rompeu a barreira não foram só os escândalos de corrupção (do PP), mas também a crise catalã”, afirmou Orriols.

O professor disse que o processo de ruptura começou em 2018, após a tentativa da Catalunha de se tornar independente em outubro de 2017. Na ocasião, Rajoy recorreu ao artigo 155 da Constituição, que dá ao governo central poder para assumir a responsabilidade de controlar as instituições autônomas regionais.

“Foi quando a direita começou a se romper, e o (partido) Ciudadanos começou a ganhar votos. Depois, a extrema-direita entrou no cenário político com o Vox”, explicou o analista.

Orriols prevê que os eleitores decidirão seus votos a partir de dois eixos fundamentais: a ameaça da ultradireita e as políticas sociais.

“Uns, da esquerda, usarão a dicotomia de ou nós governamos ou a extrema-direita. Já a direita estará envolvida na disputa em torno da identidade nacional”, analisou.

Segundo pesquisas recém divulgadas pela imprensa espanhola, cerca de 80% dos eleitores consideram que a Catalunha será um dos temas fundamentais na escolha dos candidatos.

No entanto, levantamento feito pelo órgão estatal CIS no fim de fevereiro mostrou que os espanhóis estão menos preocupados com a independência da região. A separação da Catalunha caiu da sétima para a 11ª posição em uma lista de temas que alarmam os espanhóis, depois de temas como o desemprego e a corrupção.

“Se considerarmos a preocupação com a unidade da Espanha que havia no fim de 2017, isso, sem dúvida, diminuiu. Mas o eixo nacionalista se mantém ativo, não é um vulcão adormecido. E continuará ativo até as eleições”, afirmou Orriols.

Enquanto PP, Ciudadanos e Vox insistem sobre a questão da Catalunha na campanha, o PSOE optou por evitar o tema. Sánchez, no entanto, reitera em seus discursos que nunca aceitará a separação.

No entanto, o atual presidente do governo da Espanha deve continuar precisando do apoio dos partidos independentistas da Catalunha para permanecer no poder.

Para que isso não ocorra, o PSOE precisa também de um bom desempenho do Unidas Podemos, o segundo principal partido de esquerda no país, ou formar uma improvável aliança com os Ciudadanos.

“Isso ainda não está claro. É provável que sejam necessários particularmente os parlamentares da Esquerda Republicana (ERC), a quem as pesquisas dão a vitória na Catalunha”, disse.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.