Coronavírus: Los Angeles pode igualar Nova Iorque em número de casos em cinco dias

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2020 22h27
EFE/EPA/Carolyn ColeGavin Newson e Eric Garcetti no porto de Los Angeles

Os casos de Coronavírus estão aumentando em Los Angeles, e colocando a região no caminho para ter tantos casos quanto Nova Iorque, até o momento, local mais atingido nos Estados Unidos, em questão de cinco dias. A estimativa é do prefeito Eric Garcetti, que concedeu entrevista nesta sexta, 27, ao lado do governador democrata Gavin Newson, a bordo de um navio hospital no Porto da cidade.

As estatísticas de pessoas contaminadas registraram alta de 50% na quinta-feira, 26, e outros 20% até o meio dia de sexta, chegando ao total de 1,465, afirmou Garcetti. Se o crescimento seguir neste ritmo, o condado deve igualar os 25.398 casos de Nova Iorque em cinco dias. Se os casos aumentarem na taxa de sexta-feira, levará apenas alguns dias para alcançar a metrópole da Costa Leste.

“Nosso modelo está se movendo como esperávamos”, disse Newsom. “Em Los Angeles, eles estão vendo números que os colocam no caminho para ficar alinhados, dentro de uma semana, onde a cidade de Nova York está atualmente”, declarou.

Garce e Newson, governador democrata, percorreram o U.S.N.S. Mercy Hospital Ship, instalado no porto de Los Angeles, para fornecer mais de 1.000 leitos ao sistema médico da região. O navio será usado para casos que não sejam de coronavírus, para que outros hospitais possam aumentar sua capacidade e cuidar de pacientes com a covid-19.

O aumento da capacidade ocorre logo depois de médicos e enfermeiros da Califórnia, que atuam na linha de frente da crise nos EUA, pediram por mais equipamentos de proteção para tratar pacientes que devem sobrecarregar os hospitais, já que o número de infecções conhecidas nos EUA atingiu mais de 100.000.

Os Estados Unidos são o sexto país no número de mortos entre os países mais atingidos, com pelo menos 1.551 vítimas fatais, de acordo com dados oficiais compilados pela agência de notícias Reuters. Em todo mundo, há 596 mil casos confirmados e 27 mil mortos.

Até sexta-feira, 3.801 pessoas testaram positivo para coronavírus na Califórnia e 78 morreram, disse Newsom.

* Com Agência Brasil