EUA vão negar asilo a estrangeiros por causa do coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2020 16h33
EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDS Fronteiras dos Estados Unidos estão sendo fechadas

Donald Trump afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos vão negar a entrada ao país a todas as pessoas que peçam asilo devido a crise do coronavírus. O presidente dos Estados Unidos admitiu, porém, que ainda não pretende fechar a fronteira com o México para viagens não essenciais, como fez com o Canadá.

“A resposta será sim, muito rápida, provavelmente hoje”, afirmou Trump, ao ser questionado se invocaria uma lei sobre o tema, conforme publicado pelo New York Times.

A norma que Trump ativará uma das seções do Código Legal americano, que permite proibir a entrada de pessoas de “países ou lugares pertinentes” quando o responsável pelo órgão de Saúde Pública dos EUA determinar que há perigo grave de que uma doença contagiosa seja introduzida no país. A medida será aplicada na fronteira do México e com o Canadá, e permitirá que os Estados Unidos expulsem imigrantes indocumentados sem nenhum período de detenção ou processo jurídico.

Reação

A Anistia Internacional advertiu os Estados Unidos em comunicado, informando que o veto generalizado aos pedidos de asilo vai contra às obrigações legais internacionais e domésticas do país.

“O veto não tem nada a ver com manter seguros os americanos, frente a pandemia do coronavírus. O presidente Trump está usando o medo para justificar políticas racistas e discriminatórias”, garantiu a diretoria para Américas da AI, Charanya Krishnaswami.

Mais cedo, os integrantes do governo afirmaram ao The New York Times que a medida busca conter o novo vírus dentro de centros de detenção para imigrantes na região da fronteira, o que poderia afetar um grande número de agentes de controle e deixar a região desprotegida.

Quando efetivada, a medida permitirá apenas a entrada de cidadãos americanos, residentes permanentes ou estrangeiros de países em veto, com documentação em dia.

Em parceria com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, Trump anunciou o fechamento temporário da fronteira enter os países, com bloqueio de viagens consideradas não-essenciais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.